Minicursos

Técnicas de Machine Learning e Deep Machine Learning em um ambiente de execução para a Linguagem de Programação Python

Ministrante: Valdecy Pereira

Local: Sala no Google Meet informada por email

Valdecy Pereira

Avatar

Possui graduação em Engenharia de Produção (UERJ /2006), Mestrado em Engenharia de Produção (UFF / 2006), Especialização em Planejamento de Construção e Montagem (UFF / 2008), qualificação em Engenharia de Planejamento e Construção (PTOMINP / 2008) e Doutorado em Engeharia de Produção (UFF / 2012). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e trabalha nos seguintes tópicos:  Operations Research, Production Planning and Control, Multivariate Data Analysis, Multicriteria Methods, Machine Learning, Deep Machine Learning and Artificial Intelligence

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Este minicurso tem por objetivo apresentar conceitos e aplicações de técnicas de Machine Learning e Deep Machine Learning através da linguagem de programação Python. Será abordado o uso destas técnicas para a resolução de problemas de Regressão, Classificação, Regras de Associação e Geração de Dados. Durante o minicurso teremos uma demonstração prática do uso dessas técnicas através da plataforma Google Colab.

PÚBLICO-ALVO: Alunos de Graduação

DATA: 23/11/2021

HORÁRIO: 10:00h à 12:00h

VAGAS: 30

RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador/laptop/celular com acesso a internet

INSCREVA-SE NO CONGRESSO E DEPOIS FAÇA SUA INSCRIÇÃO ABAIXO

Efetue o login para se inscrever.

LinkedIn na prática: Conexão com o Mercado de Trabalho

Ministrante: Gustavo Carvalho de Oliveira

Local: Sala do Google Meet informada por email

Gustavo Carvalho de Oliveira

Avatar

Engenheiro de Produção pela UENF, Graduando em Direito pela Universidade de São Paulo, atualmente atuo como Consultor de Qualidade Corporativa no Instituto Butantan. Atuei por mais de 10 anos em Consultorias de Gestão por todo país com projetos no Ministério do Planejamento, Banco Central do Brasil, Vale, Metrô de São Paulo, etc. Fui tutor do Curso de Engenharia de Produção do CEFET-RJ, atuei com Gestão de Recursos Humanos em empresas de Telemarketing, Mobilidade Urbana e Indústria Química.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Uma oficina introdutória para interessados em aprender a usar o Linkedin em todo seu potencial. Conecte-se a novas pessoas, encontre oportunidades profissionais e compartilhe conteúdo na rede. Com um perfil atrativo você estará se destacando e acessando as melhores oportunidades.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do curso Técnico e Superior e profissionais de diversas áreas.

DATA: 23/11/2021

HORÁRIO: 14:00h à 15:00h

VAGAS: 30

Efetue o login para se inscrever.

O Feng Shui e o Desenho: artes milenares chinesas harmonizando ambientes na pandemia

Ministrante: Lílian Peixoto Faria

Local: Sala no Google Meet informada por email

Lílian Peixoto Faria

Avatar

Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2004, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF/RJ. Atuou como arquiteta durante 10 anos.
Docente desde 2008 e atualmente Professora de Desenho Técnico – IFF Guarus, além de mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias – PPGAU/ IFF Centro.

 

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Compreensão da arte milenar do Feng Shui e sua aplicação nos ambientes residenciais para trazer mais harmonia, paz, tranquilidade, energias positivas e muita saúde para o lar, principalmente, neste momento em que vivenciamos diversos reflexos da pandemia e do isolamento social em nossas vidas. Materialização do Feng Shui através da elaboração do desenho de uma Mandala (símbolo de integração e harmonia) personalizada por cada participante do minicurso/oficina, que representará também um momento de terapia ocupacional. Os materiais que serão utilizados são utensílios domésticos e outros instrumentos que todas as pessoas costumam ter em casa, a fim de que todos consigam desenvolver a atividade proposta.

PÚBLICO-ALVO: Qualquer pessoa independente da área de conhecimento, de crianças a idosos, a partir dos 12 anos.

DATA: 24/11/2021

HORÁRIO: 10:00h à 12:00h

VAGAS: 30

MATERIAIS NECESSÁRIOS

• Papel A4 ou de caderno ou outro papel de cor branca ou clara;
• Lápis comum;
• Borracha;
• Lápis de cor e/ou hidrocor e/ou canetas coloridas;
• 1 prato de doce e/ou pires;
• 1 xícara de café e/ou copo pequeno;
• Tampinhas de formatos e tamanhos variados (menores que os pratos);
• Compasso (opcional, ou seja, não é obrigatório);
• Régua (opcional, ou seja, não é obrigatório);

 

Efetue o login para se inscrever.

Assistência de Enfermagem ao Indivíduo Portador de Hanseníase

Ministrante: Fabrícia Martins Sales

Local: Sala do Google Meet que será comunicada por email

Fabrícia Martins Sales

Avatar

Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal Fluminense. 

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Serão abordadas as preconizações estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a prestação de assistência de enfermagem a indivíduos portadores de hanseníase. Pretende-se explanar sobre: Incidência e prevalência da doença, etiologia, classificação, manifestações clínicas, tratamento, complicações e aspectos referentes a vigilância epidemiológica. 

PÚBLICO-ALVO: Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes de cursos de enfermagem (cursos técnicos e graduação).

DATA: 24/11/2021

HORÁRIO: 10:00h à 11:00h

VAGAS: 50

INSCREVA-SE NO CONGRESSO E DEPOIS FAÇA SUA INSCRIÇÃO ABAIXO

Efetue o login para se inscrever.

Caminhos da Pós-graduação na área de Música

Ministrante: Thomas Fontes Saboga Cardoso

Local: Sala do Google Meet comunicada por email

 

Thomas Fontes Saboga Cardoso

Avatar

Thomas Saboga é compositor, violonista, musicólogo e educador carioca. Seu arranjo para a composição "Valsa de índio", de Gustavo Melo, foi premiado com o Troféu Radamés Gnattali de melhor arranjo no II Festival das Rádio Nacional e Mec em 2010. Sua música "Baião de Camara", parceria com Thiago Amud, foi gravada por Milton Nascimento em conjunto com Simone Guimarães, no disco "Flor de pão" (Biscoito Fino). É doutor em Musicologia pela Université Paris-Sorbonne, em curso realizado com bolsa de doutorado pleno no exterior da Capes. Em sua tese, investigou a relação entre o popular e o erudito na música de Astor Piazzolla. Possui Licenciatura e Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em música do Instituto Federal Fluminense (IFF).

 

 

Adler Tatagiba

Doutorando em Música (UNIRIO), Mestre em Música (UFRJ), Especialista em "Literatura, Memória Cultural e Sociedade" (IFF), Bacharel em Música - Violão (UFRJ) e Licenciado em Música pela UNINCOR. Foi Professor Assistente/Substituto na Escola de Música da UFRJ, Professor de Música na Prefeitura Municipal de Itaperuna (RJ), Instrutor para disciplinas profissionalizantes (Música) na FAETEC, exerceu Tutoria Pedagógica no curso de Licenciatura em Educação Musical (UNIMES) e também foi professor de Música na Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (MG). Desde 2016 é docente efetivo no IFF, já tendo lecionado nas disciplinas de Violão, Violão Aplicado ao Ensino de Música, Percepção Musical, História da Música e Oficinas de Práticas de Ensino de Música no curso de Licenciatura em Música (Educação Musical) do Campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes (RJ). Já coordenou e atualmente é membro da equipe do Centro de Memória do mesmo campus, onde também foi responsável pela criação do “Conjunto de Cordas Dedilhadas da Licenciatura em Música – IFF Guarus”. É membro do Conselho Editorial da Série “Memórias Fluminenses” (IFF) e Coordenador de Área (Música) no PIBID Arte.

 

 

Cristiano Matos

Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharel em Música com Habilitação em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical e Performance. Faz parte da sua formação, além dos cursos citados, cursos livres de performance e educação musical, além de master-classes de performance com os professores: Marcelo Verzoni, Giulio Draghi, Geísa Dutra, Daniel Buranovsky e Luiz Henrique Senise. Atua profissionalmente como professor de Artes/Música, nos cursos de Licenciatura em Música e Técnico em Meio Ambiente Integrado Proeja, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), em Campos dos Goytacazes/RJ.

 

Diogo Rebel

Avatar

Diogo Rebel, doutorando em Composição Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é mestre em Música — Linguagem e Estruturação Musical pela mesma universidade e bacharel em Composição Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música. Pianista, regente, compositor e diretor musical, é professor de Análise Musical, Harmonia e Arranjo no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes/RJ.
Motivado pela busca de referências sonoras, visuais e bibliográficas voltadas à análise do repertório e da performance cênico-musical concebidos a partir da segunda metade do século XX, sua pesquisa em música versa sobre os diversos contextos e processos criativos nas interfaces entre composição musical e criação cênica nos mais diversos contextos estéticos e estilísticos na contemporaneidade. Elementos ligados à Ópera Contemporânea, ao Teatro Musical, à Música-Teatro e ao Teatro Contemporâneo, à Poesia Sonora e à Música Eletroacústica, bem como à relação entre o som e a palavra em performances cênico-musicais modernas e contemporâneas, tangenciam seu trabalho como pesquisador.
No campo da performance, como instrumentista, compositor e diretor musical, atua em diversas montagens e espetáculos cênicos-musicais, tais como “O Santo Milagroso”, de Lauro César Muniz (Cia Grupo em Grupo de Artes Cênicas), “O Grande Circo Místico”, de Edu Lobo e Chico Buarque (Coro Cênico UCAM), “Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare (Cia Arteira), “O Sonho do Arco-íris”, de Daniela Santi (Cia Grupo em Grupo de Artes Cênicas), “78 Musical”, de David Massena e Bernardo Dugin, “Os Imigrantes” (Associação Artístico-Cultural Cantomusarte), “Eros - O amor em Musical”, de Rebecca Noguchi, entre outros.

 

 

Fernanda Morales dos S. Rios

Avatar

Licenciada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), especialista em Ensino de Arte pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), especialista em Educação Musical pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC), técnica em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM) e mestranda do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui experiência no ensino de arte, com ênfase na educação musical.

 

Henrique Gonçalves da Costa

Avatar

Mestre em Educação – Educação Musical - Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE. Licenciado em Educação Artística, Licenciatura Plena, Habilitação Música – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Bacharel em Música Sacra (Especialização em Regência Coral e Instrumental) – Faculdade Batista do Rio de Janeiro/ FABAT.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O presente minicurso, oferecido pelo conjunto dos professores de Música do Curso de Licenciatura em Música e coordenado pelo professor Thomas Saboga, busca apresentar um panorama das distintas áreas de pesquisa no campo da música. Apresentando primeiramente a área e suas divisões em disciplinas acadêmicas como Educação musical, Musicologia e Etnomusicologia, os professores em seguida oferecerão exemplos de suas próprias pesquisas buscando iluminar a área de atuação e a metodologia própria às disciplinas apresentadas.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes da Licenciatura em Música e graduados/graduandos interessados no tema.

DATA: 25/11/2021

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

VAGAS: 30

 
 

Efetue o login para se inscrever.

Princípios de Arborização Urbana

Ministrante: Osmane Pessanha Ribeiro

Local: Sala do Google Meet comunicada por email

Osmane Pessanha Ribeiro

Avatar

1. Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1983 e Especialização em Problemas Ambientais Regionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1997. 2. Professor do EBTT Dedicação Exclusiva, curso técnico em Meio Ambiente/ engenharia ambiental (IFF Guarus): desde 2010. 3. Chefe de Serviço de Licenciamento Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente R.J. (INEA): 2002 a 2019. 4. Engenheiro Florestal como prestador de serviços na área de reflorestamento, segurança do trabalho e meio ambiente (Usina Santa Cruz e Usina Sapucaia): 1996 a 2002. 5. Engenheiro Florestal, consultor na produção de mudas de essências nativas e exóticas, bem como na elaboração e execução de projetos de recuperação ambiental, arborização urbana e reflorestamento ecológico (Secret. Munic. Meio Ambiente - PMCG): 1999 a 2002. 6. Engenheiro florestal supervisor responsável pela administração de 30.000 hectares plantados (reflorestamento com espécies florestais nativas e exóticas), distribuídos em várias propriedades em Minas Gerais; Supervisor de compra de carvão vegetal em Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul; Coordenador de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho em João Pinheiro (MG) e Iguatama (MG) (White Martins Gases Industriais, Brasil):1984 a 1996.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Proporcionar aos cursistas o conhecimento dos principais tópicos e técnicas de arborização urbana nas fases de planejamento, implantação da arborização em vias públicas e praças, plantio e manutenção de árvores e demais espécies vegetais.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de cursos técnicos de meio ambienta (a partir do 2° ano)/ alunos de engenharia ambiental (a partir do 6° período)

DATA: 24/11/2021

HORÁRIO: 16:00h à 18:00h

VAGAS: 20

Pré-Requisitos: "Possuir conta de e-mail no Gsuite, conexão de Internet via banda larga e equipamento compatível para acessar o Google Meet."

Efetue o login para se inscrever.

Novas tecnologias no tratamento de feridas. ( pressão negativa)

Ministrante: Ângela Carlos do Amaral e Verá Lúcia Souza das Chagas Nogueira

Local: Sala do Google Meet informada por email

Ângela Carlos do Amaral e Verá Lúcia Souza das Chagas Nogueira

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Novas tecnologias no tratamento de feridas. ( pressão negativa).

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e profissionais de saúde.

DATA: 25/11/2021

HORÁRIO: 19:00h à 20:30h

VAGAS: 100

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Violência e Saúde

Ministrante: Camila Alves Bahia

Local: Sala do Google Meet informada por email

Camila Alves Bahia

Avatar

Enfermeira, atua na vigilância epidemiológica de violência há mais de 10 anos.

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Minicurso sobre violência e sua relação com saúde. Serão abordados conceitos, vigilância, epidemiologia e papel do profissional de saúde.

PÚBLICO-ALVO: profissionais de saúde

DATA: 23/11/2021

HORÁRIO: 14:00h à 16:00h

REQUISITOS:Papel e caneta

VAGAS: 50

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Perícias e Auditorias Ambientais

Ministrante: Frank Pavan de Souza

Local: Sala do Google Meet informada por email

Frank Pavan de Souza

Avatar

Pós Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (Meio Ambiente e Sociedade) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pesquisa desenvolvida na República de Malta. Doutor em Engenharia Civil - Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento pela COPPE/UFRJ. Mestre em Engenharia Ambiental - Gestão Ambiental pelo IFF/RJ. Especialista em Direito Ambiental e Direito Processual Civil. Advogado, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Possui experiência nas áreas de: Direito Ambiental; Licenciamento Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; Gestão Ambiental Corporativa; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas e Planejamento Urbano; Planejamento e Regularização Fundiária em Ambientes Rurais e Urbanos; Outorgas para uso da água; Perícias Ambientais; Recursos e Estudos Ambientais. Auditor Líder ISO 14.001. Coordenador do Programa de MBA em Gestão e Auditoria Ambiental dos ISECENSA, onde também atua como Professor dos Cursos de Administração, Direito, Engenharias Civil, Mecânica e de Produção, e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho ministrando as Disciplinas: Gestão Ambiental, Saneamento Básico, Segurança-Meio Ambiente-Saúde (SMS), Proteção do Meio Ambiente, Legislação Aplicada a Engenharia de Segurança do Trabalho, Responsabilidade Socioambiental, Direito Empresarial, Direito Ambiental, Ética Jurídica, História do Direito, Ciências Ambientais, Metodologia da Pesquisa Científica, TCC I e Projeto de Pesquisa e Oratória. Professor do Curso de Direito da Universidade Candido Mendes (UCAM) responsável pelas disciplinas Direito Ambiental, Trabalho Monográfico I. Atualmente é Coordenador do Curso de Especialização em Perícia Judicial Ambiental e do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UNIP/NBEC, onde também ministra as disciplinas Avaliação de impactos ambientais e licenciamento; Perícia Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos; Políticas Públicas em Saneamento. Docente do Programa de Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG) no Instituto Federal Fluminense (IFF). Membro da União Brasileira da Advocacia Ambiental e da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Os temas abordados serão: Perícia e Auditoria Ambiental.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do IFF

DATA: 24/11/2021

HORÁRIO: 14:00h à 15:30h

VAGAS: 50

Efetue o login para se inscrever.

Vermicompostagem de resíduos agrícolas e domésticos para produção de adubo orgânico

Ministrante: Luciana Aparecida Rodrigues e equipe

Local: Sala do Google Meet informada por email

Luciana Aparecida Rodrigues e equipe

Avatar

EQUIPE DO PROJETO A-CEA

Luciana Aparecida Rodrigues

Formação: Engenheira Florestal/UFV; Mestre em Fitotecnia/UFV; Doutora em Produção Vegetal / UENF e Pós doutora em recuperação de áreas degradadas e microbiologia do solo / UENF.
Profissão: Docente - Laboratório de Solos/ UENF

José Olívio Lopes Vieira Júnior

Formação: Biólogo – Universidade Salgado de Oliveira/ Mestre em Agroecologia – Universidade Federal de Viçosa / Doutor em Produção Vegetal – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Profissão: Pesquisador - Bolsista Universidade Aberta do projeto de Extensão A-CEA/UENF

Arthur Quitete Ribeiro Barreto

Formação: Técnico em Automação Industrial / Graduando em Engenharia Agronômica – UENF
Profissão: Estudante – Bolsista do projeto de Extensão A-CEA/UENF

Rosely Menezes da Silva Ribeiro

Formação: Engenheira agrônoma e Mestre em Produção Vegetal – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Profissão: Agrônoma colaboradora do projeto de Extensão A-CEA/UENF

Fernando Reynea Fundora Tellechea

Formação: Engenheiro Agrônomo, Universidad de Matanzas, Cuba/ Doutor em Produção Vegetal, UENF.
Profissão: Agrônomo Colaborador no projeto de Extensão A-CEA/UENF

Mariana Gama de Melo

Formação: Graduanda em Engenharia Química - UFES
Profissão: Estagiária do projeto de Extensão A-CEA/UENF


 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A compostagem do lixo orgânico é uma técnica, que quando realizada de forma segura, produz adubo orgânico e substratos que podem ser utilizados em diferentes espécies vegetais. A vermicompostagem é uma técnica que acelera o processo de compostagem, transformando os resíduos orgânicos em húmus. Neste processo, a matéria orgânica é transformada pela ação combinada entre as minhocas e a microflora do seu trato digestivo, sofrendo transformações que favorecem a estabilização da matéria orgânica e humificação conhecido como "húmus de minhoca" ou "vermicomposto". O uso da vermicompostagem para tratar resíduos orgânicos pode ser adotado em apartamentos ou outros locais com restrição de espaço, pela sua praticidade e tamanho. A oficina traz informações sobre o problema do lixo orgânico e propõe uma técnica de compostagem segura e sem custos para a produção de composto orgânico, bem como as diferentes formas de utilização desse material.  O curso vai além de abordar sobre as noções básicas de instalação e manejo de vermicomposteira, também trata de questões como responsabilidades individuais e coletivas acerca do manejo do descarte adequado do lixo orgânico refletindo na qualidade de vida das pessoas. 

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do curso técnicos de meio ambiente e bacharelado em engenharia ambiental

DATA: 25/11/2021

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

VAGAS: 60

Efetue o login para se inscrever.

Introdução à Robótica com SBotics (Parte 1 e 2)

Ministrante: Bruno Alves Pesse Libardi, Maurício Santos Passoni e Fabrício Barros Gonçalves

Local: Sala do Google Meet informada por email

Bruno Alves Pesse Libardi e Maurício Santos Passoni

AvatarAvatar

Bruno Alves Pesse Libardi e Maurício Santos Passoni são estudantes do 3º período do Bacharelado em Engenharia de Computação do IFFluminense Campus Bom Jesus. Atualmente, são bolsistas do Lab IFMaker e vêm atuando em projetos cujas finalidades são o ensino de computação e robótica para estudantes dos ensinos fundamentais I e II, e médio. Eles tem ampla experiência em competições de robótica, tais como OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e FLL (First Lego League) . Também, durante o ensino médio, eles participaram de projetos relacionados relacionados ao empreendedorismo e à inovação.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Esta oficina é a primeira parte de um minicurso cujo objetivo introduzir a programação de robôs utilizando o simulador sBotics (Simulated Robotics). O sBotics é uma plataforma de simulação dos níveis 1 e 2 da prova prática estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Na abordagem comum desta prova utiliza-se kits e robótica para simular o resgate de uma vítima em um ambiente de desastre. O sBotics oferece uma alternativa para aqueles que desejam testar seus conhecimentos de robótica e programação. 

 

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de cursos técnicos e graduação

DATAS: 23/11/2021 (Parte 1) e 24/11/2021 (Parte 2)

HORÁRIO: 10:00h à 12:00h nos dois dias

VAGAS: 30

RECURSOS NECESSÁRIOS: Deverão ter o sBotics instalados em seus computadores.

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Introdução aos Aspectos Normativos da Geração Distribuída no Brasil

Ministrante: Luiz Fernando Rosa Mendes

Local: Sala no Google Meet Informada por email

Luiz Fernando Rosa Mendes

Avatar

Professor do Instituto Federal Fluminense. Doutor em Ciências Naturais pela UENF. Mestre em Engenharia de Produção pela UCAM-Campos. Tecnólogo em Sistemas Elétricos pelo CEFET-Campos.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O minicurso irá apresentar os aspectos das atuais resoluções normativas da ANEEL e discussão sobre o novo marco legal da Geração Distribuída no Brasil.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do ensino técnico e superior.

DATA: 24/11/2020

HORÁRIO: 19:00h à 20:30h

VAGAS: 30

Efetue o login para se inscrever.

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM GRAFFITI: EXERCÍCIO VIRTUAL DE PERCEPÇÃO DO COTIDIANO

Ministrante: PAOLLA CLAYR DE ARRUDA SILVEIRA

Local: Sala do Google Meet informada por email

PAOLLA CLAYR DE ARRUDA SILVEIRA

Avatar

Doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2021), com graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo IFF (2013), Mestrado em Cognição e Linguagem pelo PGCL/UENF (2017) e especialização em Administração e Gerência de Cidades (2015). É professora no curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro e do curso Técnico em Edificações no campus Campos Centro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Análise do Discurso Urbano, atuando principalmente com percepções, ambiências, semiótica e historiografia.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Você repara nos graffitis da cidade? Sabe quais histórias eles contam? A arte urbana é capaz de transformar territórios e provocar diversas sensações nas pessoas que circulam próximas a elas. Nessa oficina vamos fazer um exercício virtual de mapeamento para perceber o que nossos olhos podem - ainda - não ter notado.

Link para a salahttps://meet.google.com/ubb-wyoa-vtm

PÚBLICO-ALVO: PESSOAS QUE GOSTAM DE FALAR SOBRE A CIDADE E A ARTE URBANA, QUE, PREFERENCIALMENTE, CONHEÇAM UM POUCO SOBRE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

DATA: 25/11/2021

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

REQUISITOS: Acesso à internet, preferencialmente, por computador. Por celular podem haver dificuldades para usar algumas ferramentas digitais.

VAGAS: 20

Efetue o login para se inscrever.

O Empreendedorismo e as Novas Perspectivas de Trabalho Autônomo para os Profissionais de Enfermagem

Ministrante: Fabrícia Martins Sales, Eduardo Viana e Delmara Berriel

Local: Sala do Google Meet informada por email

Fabrícia Martins Sales

Avatar

Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal Fluminense. 

 

Eduardo Viana

Avatar

Formação Profissional: Auxiliar de enfermagem, Tecnico de enfermagem. Enfermeiro Especialista: Enfermagem do trabalho, Enfermagem em oncologia, Enfermagem em estomaterapia. Docente dos Institutos Superior de Ensino (ISECENSA). Mestre em Ciências da Educação. Diretor Executivo da Clinica Maxima Atendimento Multiprofissional em Saúde.

 

Delmara Berriel

Avatar

Enfermeira graduada pela Universidade Salgado de Oliveira de Campos dos Goytacazes Rj. Especialista em Terapia Intensiva de Alta Complexidade pela UniRedentor. Pós Graduanda em Estomaterapia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Enfermeira Socorrista, servidora pública do município de São João da Barra Rj. Enfermeira Autônoma, atuante no Tratamento de Feridas a pacientes em domicílio. Técnica de Enfermagem, servidora pública do município de Campos dos Goytacazes Rj.

 

 

O minicurso pretende analisar a aspectos éticos e legais envolvido no trabalho autônomo da enfermagem, abordando a importância e os desafios do empreendedorismo tanto para o profissional quanto para o paciente no contexto de saúde pública como um todo.

PÚBLICO-ALVO: Enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, parteiras e estudantes de curso de enfermagem de níveis médio e superior.

DIA: 24/11/2021 

HORÁRIO: 14:00h à 16:00

VAGAS: 100

Efetue o login para se inscrever.

As mídias sociais na Educação e na História Pública

Ministrante: Rafaela Machado Ribeiro

Local: Sala do Google Meet informada por email

Rafaela Machado Ribeiro

Avatar

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC). É, atualmente, diretora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (APMWPC). Possui experiência na área da História do Brasil Colonial e História Moderna, com ênfase no estudo dos séculos XVII e XVIII. Atua também na área da Paleografia e no Ensino de História Regional. É autora dos livros "Benta Pereira em documentos: testamento e inventários", "Notas Sobre a Fundação do Município de Campos dos Goytacazes" e "Ex-presidentes da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes: império 1822-1889".

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Apresentar um relato de experiências a respeito do uso das mídias sociais na Educação e no mais recente campo da História Pública.

Link para a sala: meet.google.com/pir-micr-ewf

PÚBLICO-ALVO: Professores e alunos em geral

DATA: 24/11/2021

HORÁRIO: 19:00h à 20:00h

VAGAS: 30

Efetue o login para se inscrever.

Assistência de Enfermagem aos pacientes renais crônicos dialiticos

Ministrante: Paula Milena Barbosa Cabral

Local: Sala do Google Meet informada por email

Paula Milena Barbosa Cabral

Avatar

Bacharel e especialista em Enfermagem e Nefrologia

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Curso para demonstração dos cuidados de enfermagem com pacientes crônicos

PÚBLICO-ALVO: Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem

DATA: 23/11/2021

HORÁRIO: 10:00h à 11:30h

REQUISITOS:Papel e caneta

VAGAS: 100

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.