Palestras

Coral Cidade do Sol

Ministrante: Wilson dos Santos Souza

Local: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioIFFEducativa

Teve início no segundo semestre de 2019, por iniciativa de ex-membros do extinto Coral Petrobras UO-BC e do Coral dos Petroleiros (SINDIPETRO/    
NF), sendo, atualmente, um grupo independente e aberto a qualquer pessoa que queira participar. Em 2020 passou a se reunir virtualmente e sua atuação artística se deu através de vídeos postados no YouTube. Estes são produzidos através de gravações feitas por cada um dos membros do grupo e posteriormente editadas em estúdio. Esse formato, que constituiu um grande desafio para todos, permitiu que o grupo se mantivesse unido e coeso durante a pandemia da COVID-19.
Desde o início o Coral Cidade do Sol é regido por Wilson dos Santos Souza, doutorando em Políticas Sociais pela UENF, e tem como tecladista, arranjador e produtor Marcos Caê. O Coral tem como apoiadores culturais Moreira Portes Contabilidade e Caê Produções Musicais.

Número de vagas: 1000000

26/11 - "Baião de Câmera"

Ministrante: Thiago Amud e Thomas Saboga

Local: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioIFFEducativa

Composição de Thiago Amud e Thomas Saboga, interpretada pelo Conjunto de Música Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música do IFF/Guarus, com arranjo de Thomas Saboga para o conjunto. Essa gravação conta com o talento dos alunos da Licenciatura em Música do nosso campus, juntamente com o violão e direção musical do professor e coordenador do Projeto de Arte e Cultura, Thomas Saboga.

Número de vagas: 100000

Encerramento e Premiações

Ministrante: Equipe CONEPE 2021

Local: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioIFFEducativa

No encerramento teremos o lançamento da composição "Baião de Câmara", de Thiago Amud e Thomas Saboga e posterior comunicação de menões honrosas e premiações.

Número de vagas: 10000

Mesa Redonda: Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho Durante a Pandemia de Covid-19

Ministrante: Drª Liliane Teixeira, Drª Luciana Gomes e Dr. Marden Maranha

Local: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioIFFEducativa

Drª Liliane Reis Teixeira (FIOCRUZ)

Avatar

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Ambiental na área de Saúde do Trabalhador pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002 e 2008). Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente na linha de pesquisa cronobiologia aplicada à exposição química e física, com enfoque na organização do trabalho e no entendimento da privação do sono e suas implicações na saúde, no trabalho e no estudo, assim como em estudos de intervenção para melhoria da qualidade do sono. Atua em projetos de extensão com populações expostas a passivos ambientais, com trabalhadores extrativistas do Maranhão, imigrantes brasileiros, expostos ao ruído ambiental, benzeno e agrotóxicos, docentes, e na educação em sono.

 

 

Drª Luciana Gomes (FIOCRUZ)

Avatar

Pesquisadora em Saúde Pública da ENSP-FIOCRUZ, atua no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana -CESTEH, na área de saúde, trabalho e subjetividade e gênero e trabalho. Psicóloga pela UFSC com pós-doutorado, doutorado, mestrado em Saúde Pública e especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, pela ENSP-FIOCRUZ.

 

 

Dr. Marden Samir Santa Marinha (FIOCRUZ)

Avatar

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, médico psiquiatra, Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria, Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Atua na área de psiquiatria e saúde mental e trabalho. Atualmente é tecnologista em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz.

 

 

Discutir os fatores psicossociais relacionados ao trabalho durante a pandemia de covid- 19 e apresentar a Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição de trabalhadores e trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil (Fiocruz).

DIA: 23/11/2021 

HORÁRIO: 19:00h

Número de vagas: 10000

22/11 - "Dores em dó"

Ministrante: Alunos do curso de Licenciatura em Música do IFF

Local: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioIFFEducativa

Apresentação Musical - CONEPE

22/11/2021 - Espetáculo "Dores em Dó".

O espetáculo "Dores em Dó", narra os acontecimentos vividos por uma família, residente em Macaé (RJ), durante a pandemia da Covid19. Eduardo Cipriano da Silva (Dudu), filho único da família, é um jovem estudante, apaixonado por música. João da Silva, pai e marido, um ex-técnico de usinagem que há 6 anos é motorista de aplicativo. Michelly Cipriano da Silva, mãe e esposa, costureira de profissão e amante da moda. “Cansaço”, “angústia”, “impotência”, “medo”,"solidão'' e... palavras que marcam a trama desses três personagens, em razão de um vírus que assola o mundo.

Número de vagas: 10000

Palestra de Abertura: Os Desafios da Educação a Distância e do Ensino Híbrido no Brasil

Ministrante: Nara Maria Pimentel

Local: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioIFFEducativa

Nara Maria Pimentel

Avatar

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutorado em Engenharia de Produção com Pós-doutorado em Educação pela UFSCar. Atuou na rede pública de Ensino de Santa Catarina como Professora na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio. Na capes, foi Coordenadora Geral de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância-DED/CAPES. Foi Coordenadora Geral e Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UnB Diretora de Ensino de Graduação a Distância na Universidade de Brasília.Foi Coordenadora Geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico na Secretaria de Ensino Superior (SESU/MEC). É Professora Adjunta no Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília FE-UnB na área de Políticas Públicas de Educação, Gestão e Organização da Educação Brasileira. Atualmente é Chefe de Departamento - PAD - da Faculdade de Educação da UnB.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0805401717504312

DESCRIÇÃO
O objetivo é contextualizar e problematizar a Educação a Distancia  na atualidade e refletir sobre as inovações em Educação compreendidas numa perspectiva cultural, histórica e crítica da educação para transformar ideias pedagógicas e aprimorar os processos de ensino-aprendizagem.

DATA: 22/11/2021HORÁRIO: 19:00h

 

Número de vagas: 10000